Morador de Knoxville, Tennessee (EUA), área localizada a cerca de 40 quilômetros do acidente químico noticiado na segunda-feira (29/12) pelo jornal The New York Times, o professor aposentado e cientista Donald Huishing, em depoimento exclusivo à redação do AmbienteJÁ, disse que a principal causa do ocorrido é a negligência da administração Bush, que não faz valer a legislação ambiental: "Sob o governo Bush, essencialmente não existe monitoramento e nenhuma ação no sentido de forçar o cumprimento da lei é adotada", afirmou, no último dia 30.
Segundo o professor, que é também editor do Journal of Cleaner Production, um dos mais renomados journals na área de produção mais limpa no meio acadêmico internacional, o governo insiste em afirmar que as grandes empresas, elas mesmas, podem adotar ações para cuidadr do meio ambiente. "De fato, é yma grande mentira, pela milhonésima vez isto vem sendo repetido", assinalou.
'Estamos trabalhando com um grande número de cientistas de universidades e com cidadãos ativistas o mais arduamente possível para remediar a área e prevenir que isto não ocorra mais no futuro", observou Huishing.
(Por Cláudia Viegas, entrevista por Skype, AmbienteJÁ, 05/01/2009)