Mesmo com a redução na frota de veículos em Porto Alegre no verão, os índices de poluição estão altos. Motos, veículos de passeio, ônibus e caminhões são responsáveis por aproximadamente 80% da emissão dos gases poluentes na Capital, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
Para evitar o agravamento da situação, os níveis são verificados constantemente. Os pontos mais complicados são o entorno da Rodoviária, a avenida Salgado Filho e as proximidades do Mercado Público. O principal fator é o grande fluxo de veículos.
Segundo o engenheiro químico e integrante da Equipe de Controle e Combate à Poluição Hídrica e Atmosférica da Smam, Fabiano da Fontoura, o controle permite o desenvolvimento de projetos específicos para amenizar a poluição. Ele lembrou que um desses programas é o Biomonitoramento da Qualidade do Ar, que utiliza vegetais para avaliar o nível de poluição.
As mudas de araçás, planta nativa que acumula nas folhas poluentes do ar, foram plantadas em locais onde há maior movimento de carros. 'Foram selecionados 12 pontos e em janeiro amostras serão retiradas e analisadas em laboratório. Queremos saber que tipo de gases são emitidos nesses locais e como reduzi-los.' O desenvolvimento do projeto conta com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Também realizada em 2008, a primeira blitz ambiental ocorreu durante dois finais de semana no Parcão para conscientizar a população sobre os problemas gerados pela poluição atmosférica. Também foram repassadas informações aos motoristas de como reduzir a emissão de gases poluentes, após a medição realizada nos veículos. 'É fundamental que os condutores realizem revisões frequentes em seus carros. Isso reduz o consumo de combustível e diminui a emissão de fumaça e poluentes', afirmou Fontoura.
(Correio do Povo, 04/01/2009)