Os 63 milímetros de chuva registrados nos últimos dois dias na região do Médio Uruguai garantem o início da recuperação da vazão dos rios e fontes. Na madrugada de sábado (03/01), voltou a chover e pela manhã o tempo estava encoberto. Os termômetros registravam uma temperatura de 20 graus.
As precipitações aguardadas há 45 dias levaram a Corsan de Frederico Westphalen a suspender a captação de água no rio Fortaleza, em Seberi (sistema alternativo de abastecimento da população). Desde sábado (03/01), voltou a ser utilizado o sistema de captação no rio Pardo, na localidade de Vila Faguense, distante 3 quilômetros da cidade.
Em Alpestre, após as chuvas, a prefeitura suspendeu o transporte de água para 200 famílias de localidades do interior do município. O prefeito Valdir Zasso informa que, em dois dias, as precipitações somaram 63 milímetros. Segundo o presidente da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), Léo Ottonelli, mesmo com as chuvas, as perdas de 50 a 60% são irreversíveis no milho e 15% na soja. Ottonelli disse que a estiagem também provocou uma redução de 20% na produção de leite.
Na região Alto Uruguai, uma chuva de fraca intensidade, porém contínua, está aliviando o quadro de estiagem. Em Erechim, choveu 13 milímetros entre a noite de sexta-feira e às 9h de sábado. Nove municípios estão em situação de emergência por causa da estiagem e as prefeituras transportam água para propriedades rurais onde as fontes secaram e há falta do líquido para consumo dos animais.
A temperatura, que neste início de verão raramente ficou abaixo de 30 graus na região, marcava, às 9h deste sábado, 17 graus no Centro de Erechim.
Em Santa Maria, os termômetros marcavam 12 graus às 8h de sábado (03/01). Até as 11h, havia chovido 40 milímetros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está com trabalho especial de alerta aos motoristas para os cuidados com a pista molhada, principalmente nas BRs 158 e 392.
A chuva de 30 milímetros que começou na tarde de sexta-feira (02/01) e se estendeu até a madrugada baixou a temperatura no município de Santa Rosa. O sábado amanheceu com tempo nublado e termômetros marcando 15 graus. A preciptação trouxe otimismo para produtores de soja da região.
(Correio do Povo, 04/01/2009)