Subiu de 15 para 17 o número de municípios que registraram problemas devido às chuvas que voltaram a atingir Santa Catarina neste final de semana, informou a Defesa Civil do Estado.
Até a manhã deste domingo (04/01), o número de pessoas que tiveram de deixar suas casas nos municípios afetados chegava a 675, segundo o órgão. Entre as cidades mais afetadas encontra-se Nova Veneza, onde já há 160 pessoas desalojadas e 36 desabrigadas e Araranguá com 100 pessoas desalojadas e 188 desabrigadas.
A Defesa Civil orienta os motoristas que enfrentam congestionamentos na BR-101 para que retornem para os seus locais de origem. "O melhor é ficar em casa e esperar a chuva passar antes de transitar, pois a água na pista representa risco para os veículos", disse o gerente do órgão, major Emerson Neri Emerim.
A previsão do tempo indica que as chuvas vão atingir a região sul do Estado até este domingo (04/01). Por isso, a Defesa Civil mantém a condição de alerta e não descarta a ocorrência de novos alagamentos e deslizamentos. "Muitos rios já transbordaram no sul e outros estão no limite. A população deve ficar atenta e obedecer as recomendações da Defesa Civil, bombeiros e Polícia Militar", disse.
Os municípios com registro de problemas com as chuvas são: Jaguaruna, Turvo, Araranguá, Criciúma, Tubarão, Forquilhinha, Urussanga, Sideropólis, Ermo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Nova Veneza, Laguna, Lauro Muller, São Martinho, Meleiro e Içara.
As chuvas que atingiram o Estado no fim do ano passado causaram estragos e provocaram a morte de 135 pessoas. Seis pessoas permanecem desaparecidas --quatro em Ilhota e duas em Gaspar.
De acordo com o instituto Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), o acumulado das chuvas no Estado deve chegar a 200 mm. Somente Laguna registrou um acumulado de 94 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas. O município de Pedras Grandes registrou 96 mm.
(Folha online, 04/01/2009)