Em meio à estiagem que atinge diferentes regiões do Estado, uma boa notícia traz um alento aos produtores rurais gaúchos.
Com a liberação de R$ 5,5 milhões, o governo estadual dá início ao plano para atingir a meta de 10 mil microaçudes a serem construídos até o final de 2010.
Nessa primeira etapa, serão feitos cerca de 500 açudes em 43 municípios, principalmente das regiões Noroeste, Norte e Sul. Em sistema de parceria, o Estado investe 80% do valor do açude, e o proprietário entra com os 20% que faltam para a conclusão da obra.
Entre esses 43 municípios estão 12 da Região Sul. Nesses, o governo estadual será responsável por 100% do valor de cada obra. De acordo com o secretário extraordinário de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, isso ocorre porque os microaçudes foram escolhidos por votação na Consulta Popular.
Os beneficiados
> Alegrete, Arroio do Padre, Arroio Grande, Boa Vista das Missões, Caiçara, Campina das Missões, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Ciríaco, Dr. Mauricio Cardoso, Eugênio de Castro, Estação, Fortaleza dos Valos, Guarani das Missões, Independência, Jaboticaba, Jaguarão, Lavras do Sul, Machadinho, Mato Queimado, Morro Redondo, Novo Tiradentes, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinhal, Piratini, Porto Lucena, Porto Xavier, Rodeio Bonito, Rosário do Sul, Santo Ângelo, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul, São Nicolau, Sete de Setembro, Taquaruçu do Sul, Três de Maio, Tuparendi e Vale do Sol.
(zero hora, 02/01/2009)