Tempestades devem voltar a atingir de Santa Catarina entre esta sexta-feira e o domingo (4), deixando o Estado em alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra e novos alagamentos na região do Vale do Itajaí e do litoral catarinense. A previsão é do instituto Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), divulgada nesta sexta-feira.
De acordo com a meteorologista do instituto, Marilene de Lima, entre hoje e domingo, o acumulado das chuvas deve chegar a 200 mm. Nas últimas 24 horas, a região do Vale do Itajaí já registou um acumulado de 60 mm. A média para o mês de janeiro é de 243,8 mm, segundo a meteorologista.
"É mais que o suficiente para causar muitos estragos e novos deslizamentos de terra. O risco de novas enchentes na região também é grande", alerta Marilene.
De acordo com o Epagri/Ciram, as tempestades devem atingir sobretudo a região do litoral sul, entre Tubarão e Passo de Torres, e do litoral norte, entre São Francisco do Sul, Garuva e Itapoá, onde o risco de alagamentos é maior.
Ciclone extratropical
O instituto também prevê a ocorrência de um ciclone extratropical, que atinge os litorais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul entre a tarde deste domingo (4) e a segunda-feira (5), causando forte ressaca marítima.
Segundo Marilene, o ciclone extratropical é provocado por uma forte área de baixa pressão, que vai do continente ao oceano, o que provoca rajadas de vento com velocidade média de 100 km por hora. "O fenômeno pode causar ainda ondas no mar de até cinco metros de altura", diz.
Estragos
As chuvas que atingiram Santa Catarina desde outubro de 2008 provocaram 135 mortes no Estado. Segundo a Defesa Civil do Estado, seis pessoas --sendo quatro moradores de Ilhota e dois de Gaspar-- continuam desaparecidas.
As chuvas chegaram a deixar mais de 75 mil desalojados ou desabrigados no Estado no final do ano. De acordo com a Defesa Civil, até as 15h30 de hoje, no entanto, o órgão não havia registrado novas ocorrências de estragos devido às chuvas desta semana.
(Folha de Sâo Paulo, 02/01/2009)