Rio - ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, falam, em coletiva à imprensa, sobre diversos assuntos ambientais e anunciam, nesta segunda-feira, projeto ambiental: o de Recuperação Ambiental do Canal do Fundão, feito através de convênio entre a Secretaria do Ambiente, Petrobras e UFRJ.
Eles divulgam ainda, o lançamento do Fundo Estadual para a Mata Atlântica, que permitirá uma aplicação mais ágil dos recursos provenientes de compensação ambiental e de doações diversas.
O Fundo será responsável pela execução dos projetos aprovados pela Câmara de Compensação Ambiental Estadual, tarefas atualmente realizadas pelas próprias empresas e pelos órgãos ambientais. Haverá também mecanismos para aplicação de recursos em despesas de custeio.
Durante a coletiva será divulgado o nome da empresa que venceu a licitação realizada neste mês e que ficará responsável pelas obras de despoluição do Canal do Fundão que começam nesta segunda-feira (22/12). Minc apresentará ainda um filme sobre o projeto de recuperação.
(O Dia, 29/12/2008)