Carregar uma sacola retornável na hora das compras reduz também o peso da culpa com o planeta. Agora, imagine carregar uma sacola produzida por pessoas que aprenderam a costurar e bordar para sair da pobreza; por quem descobriu que pode trabalhar, ser produtivo e sustentar sua família. Para ficar melhor ainda, só se fosse produzida com material descartado pela indústria calçadista. E se o modelo for exclusivo e sua produção tiver sido acompanhada por designers? Sim, essa sacola existe e carrega a melhor das intenções: cuidar do mundo e da gente que vive nele!
Projeto “Inventando Moda”
A partir do programa “Troco do Carinho”, os supermercados Rissul e Unidão desenvolveram o projeto Inventando Moda, que recebeu este ano R$ 30 mil para montar uma oficina para cursos de moda e design em máquinas de costura e equipamentos, possibilitando assim que as mulheres de baixa renda da comunidade aprendessem um ofício.
Dentro desse projeto é que surgiu a idéia de se produzir sacolas customizadas. Cada uma das alunas passou a criar e produzir sacolas originais e exclusivas, reaproveitando materiais descartáveis. A Unidasul (Unidão e Rissul) comprou toda a produção para oferecer em sua rede de lojas de supermercados, engajando-se, assim, na responsabilidade em prol da sustentabilidade de um projeto social. As sacolas custam R$ 13,80 e são encontradas no Supermercado Rissul.
(Jornal de Canela, 29/12/2008)