Conforme o diretor do DRH, neste sábado, o nível do rio chegou a 0,45 m em São Leopoldo.
São Leopoldo - A Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio do Departamento de Recursos Hídircos (DRH), retomou o bombeamento de água intermitente de captação de água para irrigação no Rio do Sinos. É a segunda vez que o sistema é acionado - a primeira foi no dia 24, sendo suspensa em seguida devido à chuva que antecedeu o Natal.
Conforme o diretor do DRH, Paulo Renato Paim, no sábado (27), o nível do rio chegou a 0,45 m em São Leopoldo, diminuindo 20 centímetros em questão de horas. Pela portaria do Conselho Estadual de Recursos Hídricos fica instituído o bombeamento em regime intermiente, com 48 horas de captação de água para irrigação e 48 horas de paralisação. Paim solicitou ao comitê o envio de notificação aos produtores rurais, ao Irga, à Defesa Civil e ao Comando Ambiental da Brigada Militar, caso não haja reversão do quadro decorridas 24 horas da implementação do regime intermitente.
A Secretaria do Meio Ambiente alerta aos moradores das cidades localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos que evitem o desperdício de água, como lavar calçadas, quintais e automóveis. O Rio Gravataí permanece na mesma situação, não sendo necessária ainda a adoção da mesma medida.
(Jornal VS, 30/12/2008)