Cerca de 3,8 toneladas do material coletado no município irão para empresa de Caxias do Sul.
A Secretaria de Meio Ambiente de Gramado assinou convênio com o Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias (MARH), no mês de dezembro, para o repasse de recursos que serão utilizados na destinação correta de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes do município.
“Diante da problemática ambiental, tem se tornado muito sério o impacto causado pelos cidadãos no seu dia-a-dia, principalmente no que se refere ao consumo de produtos e o descarte inadequado desses resíduos”, afirma o Secretário Vitor Volk.
Segundo o convênio firmado serão aproximadamente 3,8 toneladas de pilhas e baterias a serem transportadas à empresa Suzaquim Indústria Química Ltda em Suzano/SP, e 500 lâmpadas fluorescentes para reciclagem, em empresa de Caxias do Sul.
Pilhas e baterias não devem ser dispostas a céu aberto, pois apresentam em sua composição chumbo, cádmio e mercúrio, metais pesados que podem contaminar o solo e as águas subterrâneas. A Resolução CONAMA nº 401, de 4 de novembro de 2008, determina que os estabelecimentos que comercializam devem receber as pilhas e repassar aos fabricantes e importadores, para que os mesmos dêem a destinação final.
(Jornal NH, 30/12/2008)