Obra faz parte de uma das etapas do futuro parque
A ponte suspensa planejada para o futuro Parque Mato Sartori já está concluída. Ela integra a primeira etapa de obras previstas para o novo espaço de lazer. Construída com eucalipto tratado e cordas, a ponte fica no percurso de trilhas que está sendo organizado no interior do parque.
Nesta primeira etapa também será concluído o observatório de 27 metros de altura e iniciada a calçada ao redor de todo o bosque. Para a segunda fase, estão previstas a construção do mirante, a iluminação, o paisagismo frontal, a colocação de câmeras de vídeo e o término do muro de proteção, que está sendo refeito.
Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, Adelino Teles, a previsão é concluir todas as obras nos próximos 90 dias.
— Em março esperamos que tudo fique pronto. Só que dependerá também do tempo — condiciona Teles.
Segundo o secretário, a prefeitura recebeu só na semana passada a autorização do Departamento de Áreas Protegidas do Estado para colocar a calçada que costeará todo o mato. Ele informa que as trilhas já estão todas abertas e o principal propósito do futuro parque será trabalhar a educação e a consciência ecológica.
— Ele ficará aberto para visitação da comunidade, mas o foco central será a educação ambiental — enfatiza.
O investimento do município no espaço de lazer é de R$ 1,9 milhão. A mão-de-obra foi viabilizada por meio de um convênio com a Viação Santa Tereza (Visate), concessionária de transporte coletivo na cidade.
(Por Vania Marta Espeiorin, Pioneiro, 30/12/2008)