Líderes de bancadas da Câmara da Capital entraram em consenso sobre oito emendas
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou, na tarde desta segunda-feira, o projeto do novo Beira-Rio, Gigante para Sempre. Anteriormente, os líderes de bancadas haviam entrado em acordo sobre oito emendas. Outras quatro emendas serão apreciadas em seguida.
Entre os pontos de consenso estão a obrigação de acesso público à região da orla onde hoje está o Parque Gigante, que não se construa residências na região, que a altura máxima dos prédios seja de 42 metros, e que as famílias que moram próximas sejam reassentadas em outras áreas pela prefeitura.
Pouco antes das 17h30min, foi aprovado um dos itens do pacote, permitindo a construção de prédios residenciais na área do Estádio dos Eucaliptos. A propriedade será vendida pelo clube para angariar recursos para a remodelação do Beira-Rio. O limite de altura da região foi aumentado de 18 metros para 33 metros.
Porto Alegre é uma das candidatas a sede da Copa do Mundo de 2014. O prazo para que os clubes apresentem os projetos de construção ou reforma dos estádios para a FIFA se encerra no dia 15 de janeiro. Em março, deve sair o anúncio das 12 cidades escolhidas.
Arena do Grêmio
Por 24 votos favoráveis a 9 (com uma abstenção), a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou o projeto da Arena do Grêmio, que será construída no bairro Humaitá, zona norte da Capital.
Depois de mais de uma hora de interrupção para reunião entre os líderes dos partidos na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e dirigentes do Grêmio na sala da presidência do Legislativo buscando um acordo sobre o projeto da Arena do Grêmio, que será construída no bairro Humaitá, zona norte da Capital, a sessão foi retomada. O maior impasse as discussões é a altura dos prédios: segundo o projeto, seria 72 metros, mas os vereadores defendem que o limite seja 52 metros.
(ZH, 30/12/2008)