Áreas integram relatório de balneabilidade feito semanalmenteO Litoral de Santa Catarina tem 62 pontos impróprios para banho entre 184 analisados, de acordo com o relatório divulgado esta semana pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).
Em Florianópolis, um dos principais destinos turísticos do Estado, 27 locais dos 63 analisados tiveram avaliação negativa, o que representa 42,85% do total.
Entre os locais com situação pior na Capital estão a Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina, que tem cinco locais impróprios entre os oito analisados, e a Praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha, em três dos seis pontos não estão em condição de banho.
Em Balneário Camboriú, a Praia de Taquaras, o pontal norte e a área em frente à Praia Central estão impróprias. Em São Francisco do Sul, metade dos oito pontos analisados foi reprovada. A mesma proporção se repete em Barra Velha, onde dois dos quatro locais que constam do relatório da Fatma não são recomendados para banho.
De acordo com a Fatma, a variação dos locais de chuva nesta última análise do ano, feita entre 10 e 22 de dezembro, causou mudança em pontos próprios e impróprios em relação à avaliação anterior.
Na análise, a Fatma indica se a água está ou não contaminada por esgoto doméstico por meio da contagem da bactéria Escherichia colia, presente nas fezes de animais de sangue quente e que é prejudicial à saúde.
Na semana passada, o levantamento apontava 69 pontos impróprios para banho no Estado; e no anterior, 49. O relatório da fundação é divulgado todas às sextas-feiras.
(
Diário Catarinense, 28/12/2008)