Os bombeiros de Erechim enfrentam uma situação preocupante no aeroporto da cidade. Dados apurados de novembro até agora indicam sete combates a focos de incêndios nas proximidades da pista. Os registros da corporação apontam quatro ocorrências em novembro e três em dezembro, dias 5, 9 e 16.
O administrador do Aeroporto Comandante Kraemer, Antônio Carlos Carbonari, afirma que, na maioria das vezes, o fogo é provocado por crianças brincando em áreas próximas ao aeroporto. 'Talvez elas não saibam a dimensão do que isto pode provocar. A área ao redor do aeroporto é grande. O fogo provoca fumaça e sujeira no ar. Tudo é fator de risco', alerta. De acordo com Carbonari, as altas temperaturas também têm contribuído para deixar mais seca a vegetação na região, o que facilita pequenos incêndios.
Na tarde do último dia 9, o avião LET 410 UVP-E20, da NHT Linhas Aéreas, que faz a rota diária Joaçaba/SC – Erechim, não pôde aterrissar de imediato devido a incêndio em resteva de trigo ao lado do aeroporto. A fumaça encobriu a pista, tirando a visibilidade. Enquanto os bombeiros combatiam as chamas, o aparelho sobrevoou a cidade aguardando o controle do fogo e a limpeza da pista. No dia 16, crianças atearam fogo em vegetação próxima. Conforme Carbonari, a vigilância armada do aeroporto redobrou a ronda no local para evitar o problema.
(Correio do Povo, 28/12/2008)