Uma história de amor pelos animais e de muita doação. Essa é a vida de Anadir Antunes, de 70 anos, que se dedica a cuidar de cães abandonados. Porém, Anadir enfrenta dificuldades para concluir as obras do novo canil para os 136 hóspedes do sítio em Itapuã. Com a ajuda de Carmem Julieta e de três pessoas, Anadir conseguiu comprar um pequeno sítio de dois hectares para a construção do canil para abrigar os animais que estão, provisoriamente, em um sítio alugado em Taquara.
Segundo Carmem, as condições do local são precárias, pois os animais ficam expostos ao calor e ao intenso sol do verão. 'Também nem sempre conseguimos ajuda de veterinários, pois, devido à distância de Porto Alegre, muitos que trabalham voluntariamente às vezes não podem se deslocar', afirmou.
Em função dos vizinhos e da grande quantidade de cães, Anadir teve de se mudar diversas vezes. Quando morava no bairro Tristeza, na Capital, conheceu um grupo de pessoas que a ajudaram a transferir os 70 animais para um sítio em Belém Velho. Todas as manhãs, desde 2002, pegava o ônibus e ia trabalhar como voluntária no sítio que ficou conhecido como Sítio da Anadir. Aos poucos o local se transformou num depósito de cães. Novamente, contando com o auxílio de Carmem e de outros amigos, ela conseguiu doar grande parte dos moradores do sítio.
Além de Carmem, Wladimir Santos, Antônio Marson e Marcos Folharim contribuem com as obras do canil. 'Temos uma dívida de R$ 8 mil, mas esperamos concluir as obras até final de dezembro', disse Santos. Doações podem ser feitas com Carmem pelo telefone 8153-2223 ou com Wladimir (8416-9451).
(Correio do Povo, 28/12/2008)