Três pessoas morreram na manhã deste domingo (28/12) após terem o carro em que viajavam arrastado por uma enchente no km 90 da rodovia MGP-497, na cidade de Prata (MG), na região do Triângulo Mineiro. Duas motos também foram atingidas pela enxurrada.
Com a confirmação das três mortes, o balanço de vítimas das chuvas sobe para 18 mortes em todo o Estado. A Defesa Civil também aponta 53 cidades em estado de emergência. Além disso, 56.668 pessoas estão desalojadas e outras 5.994 permanecem desabrigadas, ou seja, estão em casa de parentes e amigos.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a enchente aconteceu por volta das 5h30 arrastando os veículos. As duas pessoas que estavam nas motos foram socorridas por pessoas que passavam pelo local, sem sofrer ferimentos. O Gol que também passava pela rodovia foi arrastado com as cinco pessoas que estavam dentro.
Segundo a Polícia Militar, as duas pessoas que viajavam nos bancos da frente do carro conseguiram sair do veículo e foram socorridas e encaminhadas a hospitais do município. O corpo das outras três pessoas que viajavam no carro foram localizadas por volta das 14h40 a cerca de 200 metros de onde o carro foi arrastado.
Os bombeiros acreditam que a enchente pode ter sido causado pelo rompimento de uma represa, mas ainda não há confirmação.
Um outro veículo, um Fusca, também estaria desaparecido. Equipes de buscas dos bombeiros trabalham na região para tentar encontrar os desaparecidos. Um jet ski foi enviado ao local para ajudar no trabalho.
Outro caso
A Defesa Civil de Minas afirmou na tarde deste domingo que três pessoas ficaram feridas no desabamento de uma casa localizada no bairro Perobas, em Contagem (MG). O desabamento aconteceu na noite de sábado (27/12) após a queda de um barranco próximo a casa. Uma mulher de 30 anos e seus dois filhos --uma menina de 11 anos e um menino de dois meses-- ficaram soterrados.
As três vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital municipal de Contagem, onde estão internados. Eles não correm risco de morrer.
De acordo com a Defesa Civil, três municípios estão em estado de atenção neste domingo devido ao alto nível das águas do rio Piracicaba que ameaçam os municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga.
(Agência Folha, 28/12/2008)