Nos últimos anos, têm-se observado grandes alterações no clima mundial. Nos Alpes, pesquisadores prevêem um aumento de 1,5ºC na temperatura, que tende a mudar a paisagem e cultura do local.
As mudanças climáticas dos Alpes são uma grande preocupação para os meteorologistas. Geleiras derretidas, deslizamento de montanhas, localidades isoladas ocorrem com mais freqüência na região, devido ao aquecimento global. Estima-se que haverá o aumento de 1,5ºC nos próximos 30 anos.
No entanto, o inverno de 2008 chegou mais cedo do que o previsto, para a surpresa dos meteorologistas. Na Caríntia, no sul da Áustria, e no Tirol do Sul, na Itália, a quantidade de neve foi tanta que escolas foram fechadas e estradas bloqueadas. A pergunta é inevitável: o aquecimento global está realmente afetando os Alpes?
Paisagem modificada
Os pesquisadores dizem que sim. Com as mudanças climáticas, prevê-se que a neve dará lugar a chuvas intensas. O cientista do Instituto de Ecologia de Tirol do Sul, Dietmar Überbacher, explica que, segundo estudos do instituto, "as precipitações virão com menos freqüência em forma de neve, principalmente em regiões abaixo de 1.500 metros de altitude."
Com menos neve, diminuem também os lucros do setor de esportes de inverno, que atualmente se mantém como pode: 80% das pistas de esqui da região central dos Alpes já são artificiais. Outras ameaças envolvem uma provável seca, durante o verão, no sul da região. Na França e no Sul do Tirol, por exemplo, agricultores já procuram novas formas de irrigação.
No norte dos Alpes, as inundações são a ameaça maior. Com as mudanças climáticas, as cheias dos rios têm acontecido na primavera e não mais no verão, como até então. Nos cumes dos Alpes Suíços, o aumento da temperatura já chegou a 6ºC, o que pode causar avalanches de pedras e quedas de encostas, devido ao derretimento da camada de gelo permanente. Nos Alpes Franceses, os moradores já estão sendo evacuados a toque de caixa, por este motivo.
(DW, 24/12/2008)