Ao longo dos últimos 450 anos a região dos trópicos está sendo sistematicamente resfriada pelas erupções vulcânicas, mostra um estudo realizado nos Estados Unidos divulgado no domingo (21).
Um trio de pesquisadores do Observatório da Terra em Palisades relacionou por meio de análises matemáticas períodos de fortes atividades vulcânicas com a queda das temperaturas da superfície oceânica (até 1 metro de profundidade). Muitas partículas no ar causam a reflexão da luz do Sol.
Um período consistente de queda da temperatura ocorreu, por exemplo, nas primeiras décadas do século 19. Em 1815, a erupção de um vulcão no monte Tambora, na ilha de Sumbawa, Indonésia, fez jorrar 50 quilômetros cúbicos de magma no ambiente, segundo o Serviço Geológico Americano. Pelos registros históricos, essa é a mais forte erupção vulcânica já medida na Terra.
Mas durante o século 20, diz o estudo, o aquecimento global acabou enfraquecendo essa relação inversa entre erupção vulcânica e temperatura dos oceanos tropicais.
(Folha Online, AmbienteBrasil, 23/12/2008)