A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - Fepam divulgou no sábado (20) a primeira balneabilidade do Verão Legal/RS 2009, na abertura da temporada de verão pela governadora Yeda Crusius, em Capão da Canoa, com a presença da diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellini.
Todas as praias do Litoral Norte estão próprias para banho, com exceção da foz do rio Mampituba, em Torres, que está imprópria. No Litoral Médio, as praias Balnerário do Quintão, em Palmares do Sul e Praia do Bacopari, em Mostardas, também estão próprias para banho.
A divulgação da balneabilidade foi feita pelo coordenador do Balcão Ambiental Unificado de Tramandaí e gerente Regional do Litoral Norte (GERLIT) da Fepam, geólogo Mattos´Allem Roxo.
Já na Região do Lado Guaíba, as praias próprias para banho são Praia das Pombas, Praia da Pedreira e Praia de Fora no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão. Em General Câmara, o Balneário Cachoeirinha e a Praia da Alegria, em Guaíba.
Na mesma região, as praias do Encontro, em São Jerônimo; Balneário Sans Souci, em Eldorado do Sul, Praia da Florida em Guaíba e Recanto das Mulatas em Barra do Ribeiro foram consideradas impróprias para banho.
A balneabilidade dos demais pontos será divulgada na sexta-feira, dois de janeiro. Neste ano, a Fepam também está monitorando as cianobactérias, organismos de ocorrência comum em diferentes tipos de ambientes, em sua maioria de água doce.
As cianobactérias são organismos potencialmente produtores de toxinas que podem levar a intoxicações agudas ou crônicas. O monitoramento das florações cianobactérias atende solicitação do Centro de Vigilância em Saúde (Vigi-Água) da Secretaria de Estado da Saúde e da prefeitura de Osório, ambos dentro do programa de controle de qualidade da água para consumo humano.
Este monitoramento ocorre nas praias da Alegria e Florida, em Guaíba; no Balneário Sans Souci, em Eldorado do Sul, na praia Recanto das Mulatas, na Barra do Ribeiro; praia do Encontro, em São Jerônimo; Balneários dos Prazezes, de Santo Antônio e Valverde na praia do Laranjal, em Pelotas; no Camping do Pinvest e Hotel Pontal, em Tapes, na praia do Peixoto e Lagoa do Horário, em Osório e em São Lourenço do Sul.
A Escherichia coli é um microrganismo tido como habitante natural da flora microbiana do trato intestinal dos humanos e da maioria dos animais de sangue quente, sendo, portanto, normalmente encontrada em suas fezes. Banhar-se em áreas poluídas pode causar problemas gastrointestinais e dermatológicos, entre outros, atingindo principalmente crianças, idosos e pessoas com redução nas defesas imunológicas.
As informações do Projeto Balneabilidade também podem ser obtidas pelo site da Fepam, no endereço www.fepam.rs.gov.br.
(Fepam, 22/12/2008)