A qualquer momento será aplicada no rio Gravataí a Resolução n.º 49 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), que normatiza a captação para irrigação quando ocorre escassez de água naquela bacia hidrgoráfica. Já no que se refere ao Rio dos Sinos, as informações enviadas pelo Comitêsinos para a Secretaria do Meio Ambiente informam que o rio ainda não atingiu o nível de alerta.
Conforme o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Renato Paim, a régua da Corsam em Alvorada registrou 1,09 m, mas o nivel de alerta ocorre quando a água atinge um metro. A Corsan informa diariamente o nível do rio ao DRH e à Secretaria Executiva do Comitê Gravataí.
Diante da baixa do nivel do rio Gravataí, a Secretaria do Meio Ambiente alerta os moradores das cidades localizadas na bacia hidrográfica que controlem o uso da água, evitando lavar quintais, calçadas e automóveis.
Neste caso, a captação de água para irrigação será intermitente, definindo três dias com bombeamento e dois dias sem atividade. Isso valerá a partir da zero hora do dia subseqüente àquele em que o rio Gravataí atingir o nível de alerta. Caso o nível do rio baixe até 50cm, a captação de água para irrigação será imediatamente suspensa
A retomada dos regimes de bombeamento e a suspensão somente serão autorizadas mediante comunicado do Departamento de Recursos hídricos à Secretaria Executiva do Comitê Gravataí, a quem competirá repassar a informação aos representantes das entidades-membro, sem prejuízo de notificação realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
(Sema, 22/12/2008)