O Senado prorrogou na madrugada desta quinta-feira (18/12) os prazos para a conclusão dos trabalhos de duas comissões externas criadas em 2008: da Comissão Temporária - Transposição do Rio São Francisco e da Comissão Temporária - Risco Ambiental em Municípios Relacionados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). As atividades de ambas se estendem até o final da sessão legislativa de 2009.
A comissão temporária externa instalada para acompanhar o projeto de transposição do Rio São Francisco foi criada em 27 de agosto, por requerimento do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) - que presidiu os trabalhos da comissão. O senador justifica a instalação da comissão em razão do volume de recursos investidos nas obras e o interesse de vários estados da região. A transposição de parte das águas do Rio São Francisco para regiões com menos recursos hídricos causa divergências entre diferentes setores da sociedade em relação aos impactos socioambientais causados pela intervenção.
Já a Comissão Temporária - Risco Ambiental em Municípios Relacionados pelo Inpe foi criada por requerimento do senador Jayme Campos (DEM-MT) em 10 de abril deste ano, para verificar os problemas ambientais que afetam os 31 municípios da Amazônia com maiores índices de desmatamento, segundo levantamento do órgão.
(
Agência Senado, 18/12/2008)