Em pronunciamento nesta quinta-feira (18/12), o senador Jayme Campos (DEM-MT) propôs a criação de uma fundação, a ser mantida pelo governo federal, que reúna o acervo sobre os diversos aspectos da vida do Pantanal como forma de promover estudos que favoreçam a conservação do meio ambiente da região.
Em seu discurso, Jayme Campos defendeu ainda a elaboração de um código internacional que favoreça a proteção do Pantanal, tendo em vista que o ecossistema, que se estende pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bolívia e Paraguai, vem sendo afetado pelo desmatamento das matas ciliares, pelo assoreamento dos rios e pelo lançamento de esgoto nos cursos de água.
- A região se apresenta com suas peculiaridades e suas necessidades biológicas específicas. A mão do homem tem que ser serena e invisível para extrair as riquezas do local sem causar danos - afirmou o senador pelo Mato Grosso.
Jayme Campos disse ainda que a pecuária e o turismo integraram-se de maneira equilibrada e pacífica ao Pantanal, o que vem contribuindo para o aumento da consciência da população local quanto à necessidade da preservação da região.
O senador também comunicou que o Pantanal é candidato a figurar entre as sete maravilhas do mundo natural, conforme escolha que vem sendo promovida por uma organização não-governamental (ONG) suíça na Internet.
(
Agência Senado, 18/12/2008)