O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), participou na noite desta quarta-feira (17/12) da cerimônia do 4o Prêmio de Responsabilidade Ambiental Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul, numa solenidade que ocorreu no Teatro São Pedro, em Porto Alegre.
Idealizado pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul, com o apoio do Parlamento gaúcho, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fundação Estadual de Proteção do Meio Ambiente (Fepam) e da Fundação Zoobotânica, o prêmio é distribuído desde 2005 num reconhecimento às empresas e personalidades que se destacaram na diminuição dos impactos ambientais.
Alceu Moreira afirmou que o prêmio enaltece o esforço por um meio ambiente preservado, servindo de estímulo para que outros também façam a sua parte. "Este é um encontro que qualifica muito a compreensão da questão da natureza. É impossível trabalhar o ambiental sem um esforço social e econômico conjunto. Equilibrar esta integração é uma tarefa muito mais complicada, mas é a única forma de se fazer justiça", enfatizou. O deputado pediu ainda que se investisse mais na pesquisa como instrumento que possibilita vislumbrar um futuro mais justo e ambientalmente equilibrado.
O prêmio apontou destaques avaliados em 14 categorias, entre elas gestão ambiental, controle da poluição, água e energia, agropecuária, recuperação de áreas degradadas e conservação de recursos naturais. Alceu Moreira entregou os troféus para personalidades como a jornalista Larissa Rose, o professor Vitor Hugo Travi, o promotor do Ministério Público, Alexandre Saltz e o ex-secretário do Meio Ambiente, Cláudio Dilda, além de representantes de instituições como Grupo CEEE, Rádio Guaíba, Pileco Nobre e Corsan. No ano passado o presidente foi agraciado com o prêmio, devido a sua atuação à frente da Comissão Especial sobre as Bacias dos Rios dos Sinos.
José Roberto Ramos, presidente do Instituto Borboleta Azul, lembrou da parceria com a Assembléia Legislativa a partir do Programa Sociedade Convergente, ressaltando que é preciso incentivar iniciativas a favor do meio ambiente, como reciclagem e uso responsável dos bens naturais. “É a ação do ser humano que modifica o meio ambiente, seja para o bem ou para o mal. Queremos agradecer a todos aqueles que, de alguma forma, atuam para evitar uma destruição ainda maior da natureza”, declarou.
Também participaram do evento o secretário do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, além dos deputados Nelson Härter e Alberto Oliveira do PMDB.
(Por Mauro Moraes,
Agência de Notícias AL-RS, 18/12/2008)