O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, completou na quarta-feira (17/12) a equipe que será encarregada de enfrentar os desafios energéticos e ambientais do século XXI, ao nomear Tom Vilsack para a Agricultura e Ken Salazar para o Interior. O meio ambiente, conforme disse na semana passada, é uma das prioridades da sua gestão.
"Para dirigir o departamento da Agricultura, não vejo ninguém melhor que Tom Vilsack", declarou Obama na quarta-feira durante uma entrevista coletiva. Uma das principais missões de Vilsack na Agricultura será acompanhar a evolução dos biocombustíveis, acusados de contribuir para a deterioração da crise alimentar.
Obama destacou que Vilsack promoveu em seu estado, Iowa, "o desenvolvimento de biotecnologias para ajudar nossos agricultores e incentivar uma economia do futuro, que não cultive apenas o que comemos mas também a energia que utilizamos". Tom Vilsack, 58 anos, já foi o governador de Iowa, um estado responsável por grande parte da produção agrícola dos Estados Unidos.
"Tom entende que a solução para nossa crise da energia não será encontrada nos campos de petróleo do exterior, mas em nossas plantações agrícolas, na nossa casa", afirmou. Já Ken Salazar, 53 anos, o senador de Colorado (oeste dos EUA), foi designado para o cargo de secretário do Interior. Salazar substituirá Dirk Kempthorne.
A missão deste ministério é gerenciar os recursos naturais e supervisionar o trabalho das agências nacionais como o departamento da organização do território, os parques nacionais ou o Instituto de Geofísica Americano (USGS). "Poucas pessoas são tão qualificadas para encarar os desafios da energia e dos recursos do século XXI", declarou Obama nesta quarta-feira, referindo-se ao futuro secretário do Interior.
Com a nomeação de Salazar, foi completada a equipe que será encarregada de enfrentar os desafios ambientais na futura administração Obama. O presidente eleito apresentou segunda-feira (15) sua futura equipe da energia e do clima, que inclui o prêmio Nobel de física Steven Chu como secretário da Energia.
(Folha Online, AmbienteBrasil, 19/12/2008)