Ocorreu nesta quarta-feira (17), a formatura da turma dos agentes ambientais e sanitários do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Barnabé. Ao todo, 13 alunos receberam certificados na cerimônia realizada na sede da equipe de trabalho social do PAC.
Calebe Guimarães, secretário municipal de Captação de Recursos, parabenizou os agentes e disse que o diploma é o resultado do interesse dos alunos em aprender mais sobre o meio ambiente. "Todos os agentes passam a ter uma missão nobre, que é conscientizar a comunidade do entorno do arroio Barnabé da importância de preservar os recursos que a natureza oferece", finaliza Calebe.
A coordenadora da equipe de trabalho social do PAC, Tânia Félix, lembra que os agentes, antes mesmo da formatura, já haviam visitado a comunidade, conhecendo os principais pontos de atuação. "O programa do curso possibilitou aos alunos um bom conhecimento ambiental. Foram estudados a legislação, disposição do lixo, tratamento de água, entre outros temas", relata Tânia.
Formatura
O evento contou com a presença dos 13 novos agentes ambientais, acompanhados de seus pais. Cada formando chamado pela coordenadora do curso, Márcia Cabral, para receber o certificado, era aclamado pelos demais colegas.
"Todos devem fazer sua parte"
O estudante Douglas Macedo, 17 anos, aluno da oitava série da escola Tuiuti, ressalta que gostou muito de aprender assuntos relacionados com meio ambiente e pretende difundir esses ensinamentos com a comunidade. "Eu estou fazendo a minha parte mostrando às pessoas a importância de preservar a natureza. Porém, todos devem fazer a sua parte", destaca. Morador da avenida Barnabé, um dos locais de intervenção do PAC, Douglas e a família receberão uma nova moradia no condomínio DE, no Parque Garibaldino.
Programa do curso
Dentro do programa do curso, foram realizadas visitas orientadas à área da nascente do arroio Barnabé, ao Aterro Sanitário Santa Tecla e às estações de tratamento de água e esgoto da Corsan. Os alunos receberam, ainda, aulas de legislação ambiental, educação para o trânsito e oficinas de reciclagem e expressão corporal.
(Prefeitura de Gravataí, 18/12/2008)