A Secretaria do Meio Ambiente estuda parceria com a Emater-Ascar na área de educação ambiental, compromisso selado durante reunião entre o secretário em exercício, Francisco Simões Pires e o presidente da Emater, Mário Nascimento. O valor do convênio a ser celebrado entre as duas instituições é de R$ 1,4 milhão em um período de oito meses,
O projeto visa a implementação e acompanhamento de política de educação ambiental a 180.580 agricultores, mulheres, jovens e escolares para adequação de conceitos, modernização de processos, instrumentos e mudança de atitudes e de habilidades necessárias ao uso racional da água e à conservação e melhoria do meio ambiente.
Além disso, o intercâmbio entre os dois órgãos governamentais propõe o desenvolvimento de uma agricultura ecológica baseada no uso adequado dos recursos naturais, em especial os recursos hídricos, garantindo a geração de renda e a segurança alimentar das famílias.
O objetivo é proporcionar a inclusão dos agricultores no conceito de desenvolvimento harmônico e sustentável, apoiado no tripé econômico, social e ambiental. Para tanto, será forncido apoio técnico aos agricultores visando a proteção dos recursos hídricos e florestais através de visitações e levantamento técnico, bem como avaliações e emissões de pareceres para instruírem expedientes administrativos voltados às atividades dos Departamentos de Recursos Hídricos (DRH) e de Florestas e Áreas Protegidas (Defap).
(Sema, 17/12/2008)