Em reunião marcada para as 11h de quarta-feira (17/12), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deverá examinar substitutivo apresentado a projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que visa assegurar a fertilização de solos, com a finalidade de garantir qualidade nutricional e tecnológica dos alimentos. O projeto também pretende estimular estilos de vida mais saudáveis que respeitem a diversidade étnica, e cultural da população.
Pelo projeto (PLS 203/06), que será votado pela CAS em decisão terminativa, o governo deverá incentivar a adubação orgânica e a adição de micronutrientes aos solos, como forma de proporcionar melhorias na segurança alimentar e nutricional da população brasileira. O projeto também pretende incentivar o acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, às camadas mais carentes.
Em defesa do substitutivo, o relator da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), argumenta, com base em resultados de pesquisas científicos, que os alimentos produzidos organicamente contêm mais vitamina C, ferro, magnésio e fósforo e menos nitrato do que aqueles cultivados de modo tradicional. Ele explica que se o governo incentivar a adubação orgânica estará trabalhando para garantir qualidade biológica e nutricional aos alimentos da população.
(Por Laura Fonseca, Agência Senado, 16/12/2008)