A Trensurb reinaugura amanhã, às 15h, a praça Revolução Farroupilha, onde está localizada a Estação Mercado. Um dos destaques é o painel Epopéia Rio-Grandense, Missioneira e Farroupilha, do artista Danúbio Gonçalves. A reurbanização integra a modernização da estação que deverá ser concluída até março.
A reforma está adequando a estação às normas de acessibilidade que garantem mais segurança e conforto para os 60 mil usuários que por ali circulam diariamente. Entre as mudanças previstas estão a instalação de rampas de acesso e mais espaço para o comércio na parte interna. O presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, disse que está sendo construído mais um túnel, sob a Mauá, para facilitar o embarque e desembarque. 'Queremos evitar congestionamento de usuários nos horários de pico.' O custo total será de R$ 6 milhões.
O projeto visa revitalizar as áreas ao redor da estação, promovendo integração com o Guaíba. O local conta com novo piso e iluminação mais eficiente na praça. No lado interno, haverá escadas rolantes, elevador e sanitários para deficientes.
(CP, 17/12/2008)