No dia dezenove de dezembro, dois pesquisadores, indicados pelo Governo brasileiro, iniciam a sua longa jornada à Antártica, via África do Sul. Na condição de Observadores Brasileiros junto ao programa sul-africano (South African Antarctic Program - SANAP), a Oceanóloga Lorena Luiz Collares, do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG) e o Geógrafo Ricardo Burgo Braga, do Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), partem de Porto Alegre para encontrar a equipe do SANAP, na Cidade do Cabo. De lá, na terça-feira, dia vinte e três deste mês, o navio de pesquisa oceanográfico sul-africano, SA Agulhas, transportará o grupo de 92 (tripulantes, cientistas e pessoal de apoio) para realizar a expedição anual do SANAP, que se estenderá por 72 dias.
A operação atenderá às demandas científicas e logísticas das três estações de pesquisa em que a África do Sul opera permanentemente: a Estação Meteorológica de Gough, na ilha de Gough (Lat. 40° 21' S e Long. 9° 52' W, a Estação de Pesquisa de Marion, na ilha de Marion (Lat. 46° 52' S e Long. 37° 51' E) e, finalmente chegando à principal estação antártica sul-africana, South African National Antarctic Expedition - SANAE IV (Lat. 71° 40' S e Long. 2° 51' W), no setor costeiro denominado "Queen Maud Land", a leste do mar de Wedell. A participação brasileira foi concertada no âmbito do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS).
A missão constituirá importante contato entre os programas e servirá para a troca de experiências logísticas e científicas, facilitando futuras colaborações. Há, inclusive, perspectiva de que seja criado, ao final do Ano Polar Internacional (IPY), programa de cooperação conjunta de longo prazo entre os três países para otimizar as atividades de pesquisa e de monitoramento ambiental na Antártica.
Instituições nacionais e internacionais apóiam o esforço do IBAS na Antártica: Ministério das Relações Exteriores (MRE), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), Instituto internacional de Ecologia (IEE), Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas (NUPAC), Grupo de Estudos Oceanográficos de Altas Latitudes (GOAL), SANAP, Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e Antarctic and Southern Ocean Coalition (ASOC).
(NÚCLEO AMIGOS DA TERRA/BRASIL, texto recebido por E-mail, 16/12/2008)