Terminal e usina vão processsar 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
Porto Alegre - A governadora Yeda Crusius assina nesta quarta-feira, com a Gás Energy New Ventures, protocolo de intenções para a construção de um Projeto Integrado de Terminal de Recebimento e Regaseificação de GNL - Gás Natural Liquefeito no Porto de Rio Grande associado a Termelétrica em Ciclo Combinado a Gás Natural, com previsão de investimentos superior a 1,2 bilhão de dólares e entrada em operação três anos depois da obtenção das licenças ambientais.
O Tergas - Terminal de Regaseificação de GNL de Rio Grande e a Ute Rio Grande - Usina Termelétrica de Rio Grande constitui-se no primeiro terminal on-shore no Brasil e o segundo na América do Sul. Com capacidade inicial de processar seis milhões de m3/dia de gás natural, o Tergas receberá cerca de três vezes o volume de gás que o Rio Grande do Sul hoje traz por gasoduto, criando uma alternativa de recebimento de gás natural essencial para a estabilidade e o crescimento da economia do nosso estado.
Já a Ute Rio Grande vem apresentar uma alternativa para geração de energia em nosso estado, com uma potência instalada em escala internacional de 1.000 MW, que propiciará a competitividade necessária para introduzir nos leilões de energia nova uma solução econômica e ambientalmente mais completa que outras contratadas recentemente.
A Gás Energy New Ventures terá como parceiros no grupo desenvolvedor do Tergás, o Fundo InfraBrasil/Santander e a Avir Geração de Energia. Na UTE Rio Grande, os parceiros são a Omega Engenharia e a General Eletric do Brasil.
A assinatura do Protocolo da Intenções será às 10 horas de quarta-feira, no salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio.
(Diário de Canoas, 17/12/2008)