Grupo fará marcha de agradecimento pela "vitória da reforma agrária"
As bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) nesta quarta-feira tremularão em São Gabriel para celebrar o que o grupo chama de "vitória da reforma agrária".
A marcha de um grupo que saiu nesta terça pela manhã de Santa Margarida do Sul juntou-se aos integrantes de assentamentos em São Gabriel.
A idéia é iniciar, nesta quarta, uma série de ações até as 10h30min de quinta, quando ocorre a cerimônia de assentamento das famílias na Estância do Céu — que pertencia à Fazenda Southall — e em outras áreas desapropriadas.
O grupo sairá da Chácara das Flores, propriedade de um apoiador do movimento, que fica na entrada de São Gabriel. A intenção do MST é panfletear em bairros e vilas e ainda fazer uma passeata no centro de São Gabriel.
Autoridades como o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, confirmaram presença no ato de assentamento.
Na Estância do Céu já estão sendo construídos poços artesianos para garantir água aos assentados.
O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, foi procurado no final da tarde desta terça para comentar a movimentação do MST na cidade, mas não foi encontrado.
(Diário de Santa Maria, ZH, 17/12/2008)