Dois decretos chegaram nesta manhã à Defesa Civil do Estado
A forte seca que atinge a região da Campanha e norte do Estado fez com que os municípios de Sagrada Família e Constantina se somassem a outros oito que já estavam em situação de emergência. Os decretos chegaram, nesta manhã, à Defesa Civil do Estado.
Nessa segunda-feira, São José das Missões já havia encaminhado o pedido. Outra cidade fortemente atingida é Iraí, onde os prejuízos já começam a ser calculados. Segundo o Prefeito Pedrinho Oswaldo Viana, a estiagem ainda não atinge o abastecimento das residências. No entanto, a agricultura está lesada em quase três milhões de reais, o que representa perdas significativas para o município que tem pouco mais de oito mil habitantes, segundo ele.
Já são pelo menos 40 dias sem chuva de grande intensidade na faixa noroeste do Rio Grande do Sul. De acordo com o Coordenador Regional da Defesa Civil do Estado, estão sendo feitas visitas em municípios que estão em situação de emergência. Segundo o capitão Luís Fernando Santos Carlos, é preciso avaliar os problemas de cada cidade para definir as primeiras medidas.
Outros dois municípios já enviaram notificações preliminares à Defesa Civil do Estado para que suas situações sejam avaliadas. Os documentos encaminhados por Novo Tiradentes e Rodeio Bonito trazem a preocupação de que as perdas já sofridas se agravem.
(Por Diori Vasconcelos, Rádio Gaúcha, ZH, 17/12/2008)