O deputado Adolfo Brito (PP) confirmou, nesta segunda-feira (15/12), a priorização de R$ 150 mil para execução da primeira fase da construção de uma nova rede de água no interior do município de Agudo. O recurso deverá ser liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) até o final do ano, após análise da documentação encaminhada pela Prefeitura Municipal.
O projeto trata do sistema simplificado de abastecimento de água para 280 tomadores, localizados entre a Escola Natal e a Picada do Rio. A obra irá abranger dois cemitérios, duas sociedades, cinco estabelecimentos comerciais e 270 residências rurais. No total, a nova rede de água terá 42 quilômetros de extensão, com recursos na ordem de R$ 650 mil. Nesta primeira fase, serão contemplados 40 tomadores, com a construção de 11,5 quilômetros de rede e reservatório de 50 mil litros. A obra será executada de forma conjunta entre o MDA e a Prefeitura Municipal.
Preocupado com a agilização da obra, o deputado Brito manteve contato na manhã desta segunda-feira com o prefeito de Agudo em exercício, Hilberto Boeck (PMDB), solicitando o encaminhamento do memorial discritivo e o orçamento de todos os equipamentos necessários – documentos que ainda faltavam ser anexados no projeto. A priorização do recurso foi viabilizada após inúmeras audiências ao longo dos últimos dois anos entre o parlamentar, lideranças do município e representantes do MDA. “Esperamos a liberação de novos recursos a partir do ano que vem, para concretizar uma obra que irá beneficiar grande número de produtores rurais que sofrem com a falta de água nos meses de verão”, conclui Brito.
(Por Joana Colussi,
Agência de Notícias AL-RS, 15/12/2008)