A ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital, foi tema de audiência pública realizada na noite de ontem. O décimo lugar ocupado por Porto Alegre em movimentação de cargas aéreas no país é um dos argumentos utilizados pela Infraero para ver o projeto implementado. Já os opositores da proposta acreditam que o aeroporto gaúcho pode se tornar um novo 'Congonhas' (aeroporto paulista cercado por prédios e obstáculos que implicam riscos).
De acordo com o projeto, a pista aumentará em 920 metros no sentido Leste, passando de 2.280 metros para 3.200 m de extensão. A largura passaria de 42 m para 45 metros.
A diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, afirmou que o aumento da pista é um 'antigo sonho'. Para ela, o impasse para implementação do projeto é mais urbanístico do que ambiental. Segundo o superintendente adjunto da Regional Sul da Infraero, Marco Aurélio Franceschi, a obra inicial está orçada em R$ 120 milhões, com expectativa de início em 2009. 'A grande vantagem será a viabilização da estrutura de cargas, além de mais segurança, geração de empregos, mais empresas e turistas para o Rio Grande do Sul', avaliou.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Lindóia, Daniel Kieling, informou que a entidade vai ingressar com denúncia junto ao Ministério Público Federal para impedir as mudanças. 'O Estado deve pensar na construção de um novo aeroporto', disse Kieling.
(CP, 16/12/2008)