Conhecer melhor a proposta do projeto Cinturão das Águas – essa é a idéia da palestra que será realizada nesta segunda-feria (15/12), às 14h30, no auditório das comissões temáticas da Assembléia Legislativa do Ceará. O evento é uma atividade promovida pelo Pacto das Águas, articulado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa e contará com a presença do Secretário de Recursos Hídricos e Técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).
Segundo o documento Cenário Atual dos Recursos Hídricos do Ceará, elaborado pelo Pacto das Águas, a constituição de um Cinturão de Águas no Estado está entre os desafios a serem enfrentados pelos órgãos e por toda a sociedade cearense. Este desafio foi incluído pelo próprio governador Cid Gomes, no documento, e tem sua idealização em fase de licitação.
O Cinturão das Águas constitui um grande sistema de canais, tendo origem no chamado Eixo Norte do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, à altura da cidade de Jati. A proposta permitirá a adução das águas transpostas para a maioria do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do Estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico.
O Pacto das Águas é composto por diversos órgãos e entidades que, após a realização de um diagnóstico, serão envolvidos na construção de um Plano Estratégico para os Recursos Hídricos do Estado. O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos tem como papel contribuir na elaboração de políticas públicas sobre os assuntos de interesse da sociedade em geral.
(
Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 12/12/2008)