Envolvimento da comunidade e produção de água garantida. Essas são as principais metas de um projeto ambiental - o "Produtores de Água" - que vem sendo desenvolvido na cidade de Extrema, localizada ao Sul de Minas Gerais, que o coordenador da Comissão Interestadual da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe), deputado Paulo Foletto (PSB), vai conhecer de perto.
Foletto terá, na próxima segunda-feira (15/12), terá um encontro com produtores de água da região de Extrema e vai conhecer de perto as ações que vêm sendo desenvolvidas. Lá, os produtores são recompensados financeiramente para proteger e preservar as nascentes d’água, uma ação semelhante a que propõe a lei do Fundágua no Espírito Santo, que foi regulamentada esta semana pelo governador Paulo Hartung (PMDB) e está para ser implantada no Estado.
Os resultados positivos do projeto de Extrema foram destaque numa série de reportagem veiculada pelo programa Globo Rural, da TV Globo, e chamaram a atenção do deputado capixaba, que, ao lado de parlamentares de Minas Gerais e do Espírito Santo, integra a Cipe. Além disso, Foletto, que também é segundo-secretário da Mesa Diretora, foi o autor da indicação da lei sobre o Fundágua.
RecompensaO parlamentar capixaba será recebido pelo prefeito de Extrema, Sebastião Antônio Camargo Rossi, por pesquisadores responsáveis pelo projeto e por agricultores que implantaram o sistema de conservação de nascentes nas propriedades rurais.
“O Espírito Santo tem sofrido com a escassez de água e precisa urgentemente buscar soluções para a conservação dos mananciais, sem que a renda gerada pelas culturas nas propriedades seja prejudicada por isso”, diz Foletto.
Nos dois dias em que permanecer na cidade mineira de Extrema, o parlamentar pretende conhecer todas as etapas do projeto e trazer essa experiência para o Espírito Santo. “Exemplos positivos devem ser conhecidos e aproveitados. Se está dando certo lá, vamos trazer a proposta para o Estado”, avalia.
(
AL-ES, 12/12/2008)