O Senado realiza sessão especial na terça-feira (16/11), às 9h, para comemorar os 40 anos da Eletrosul Centrais Elétricas S.A, por solicitação da senadora Ideli Salvatti (PT-SC). No mesmo dia, durante o período do expediente que antecede a sessão plenária deliberativa, às 14h, os senadores homenageiam o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), pela comemoração do seu 25º aniversário.
Subsidiária das Centrais Elétricas do Brasil S.A. (Eletrobras), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a Eletrosul é uma sociedade de economia mista de capital fechado, concessionária de serviços públicos de transmissão e geração de energia elétrica. Com sede em Florianópolis (SC) e atuação preponderante nos estados do Sul e em Mato Grosso do Sul, a empresa conta com um quadro funcional formado por 1.571 profissionais.
A Eletrosul realiza estudos e projetos, constrói e opera instalações de transmissão e de geração de energia elétrica, investe em pesquisa e desenvolvimento, fomenta o uso de fontes alternativas de energia, presta serviços de telecomunicação e pratica outros atos de comércio decorrentes dessas atividades.
No segmento transmissão, integra e interliga as fontes de energia elétrica aos mercados consumidores, e viabiliza, com os demais países do Mercosul, a importação e exportação de energia elétrica. No segmento geração, dá continuidade às atividades para implantação de empreendimentos hidrelétricos e de fontes alternativas, que consolidarão seu retorno a esse mercado, segundo informações da empresa.
DiapA homenagem ao Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar foi solicitada por requerimento de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que elogia o trabalho desenvolvido pela entidade, ao assessorar a classe trabalhadora junto ao Congresso Nacional. Paim lembra que o Diap foi idealizado pelo advogado trabalhista Ulisses Riedel de Resende e, atualmente, é composto por mais de mil entidades de trabalhadores, sendo 90 do Distrito Federal.
- O Diap não exerce qualquer tipo de patrulhamento ideológico. Pelo contrário, respeita todos os posicionamentos, tendo a verdade como seu principal compromisso. Assim, procura dar conta dos projetos em curso no Congresso Nacional e oferece elementos sobre a atuação parlamentar, contribuindo para que haja transparência e para que o cidadão tenha, afinal, meios de conferir se há coerência entre o discurso eleitoral e a prática legislativa de cada representante do povo - afirmou Paim.
Para Paim, o Diap "exerce uma saudável pressão democrática, colaborando para a melhoria e o aperfeiçoamento das instituições, porque os pleitos que defende são legais, legítimos, morais e têm apenas um objetivo: a defesa da causa pública".
(Por Helena Daltro Pontual,
Agência Senado, 12/12/2008)