O Parque Municipal João Xavier da Cruz, distante 5 quilômetros do centro da cidade de Carazinho, é palco do projeto Zé Charão, lançado na tarde de sábado pela secretaria municipal de Desenvolvimento, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente. Para despertar a consciência ecológica na comunidade e transformar o local em uma opção para o ecoturismo, o projeto conta com a ajuda de acadêmicos do campus de Carazinho da Universidade de Passo Fundo (UPF). 'Queremos que a comunidade veja este local com outros olhos, aprendendo a amar, respeitar e ter cuidado com a natureza exuberante', destacou a secretária municipal de Desenvolvimento, Rosane Hepp Ma.
Batizado como Zé Charão em referência ao papagaio-charão, ave que se utiliza do parque como dormitório, o projeto teve início há seis meses com o trabalho de zoneamento dos 206 hectares, que ficaram divididos nas seguintes áreas: intangível (intacta e de uso proibido), primitiva (pouco ou nada alterada e de uso restrito e eventual), recuperação (permite entrada somente para pesquisa e responsáveis), extensiva (trilha guiada), intensiva (trilha autoguiada) e uso especial (destinada a moradia, serviços de administração, manutenção e proteção).
Segundo a secretária, as trilhas ecológicas serão os principais atrativos. Para auxiliar os visitantes, além dos acadêmicos de Biologia da UPF, um grupo de estudantes de escolas municipais também participa. 'Os alunos foram treinados e orientados e vão acompanhar os visitantes na zona destinada para educação ambiental', explica Rosane.
O horário para visitas guiadas no parque é de terça-feira a quinta-feira, das 8h30min às 17h. O agendamento pode ser feito pelos telefones (54) 3329-2038 (secretaria de Desenvolvimento) ou (54) 3331-4976 (UPF – Carazinho).
(Por Simone Ramos, CP, 15/12/2008)