A Secretaria Estadual de Agricultura recolheu semana passada quatro toneladas de agrotóxicos com data de validade vencida e de uso proibido em propriedades rurais e casas de revenda do Rio de Janeiro.
De acordo com o governo do estado, a ação foi coordenada pela equipe de Controle de Agrotóxicos da Defesa Agropecuária em conjunto com a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema).
Segundo o coordenador de Controle de Agrotóxicos da Secretaria de Agricultura, o engenheiro agrônomo Leonardo Vicente da Silva, todo o material foi encaminhado para destruição. “Os produtos foram levados para um incinerador industrial, ambientalmente licenciado para essa finalidade, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Esse trabalho beneficia toda a sociedade, pois os agrotóxicos recolhidos são muito perigosos”, disse.
Vicente da Silva alertou a população sobre a compra desses produtos além da quantidade necessária. “Quando sobram, os agrotóxicos acabam sendo armazenados dentro das propriedades rurais e, se não forem guardados corretamente, podem representar um grande perigo para o meio ambiente”, explicou.
(
Agência Brasil, 15/12/2008)