A pauta da Assembléia Legislativa gaúcha (AL-RS) nesta semana inclui debate sobre a camada pré-sal, lançamento de movimento em defesa do meio ambiente e abordagem de iniciativas de reciclagem. Veja:
Pré-SalÀs 15h30, no Espaço de Convergência acontece a reunião do presidente do Legislativo, deputado Alceu Moreira, com representantes da OAB-RS, Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET). Os participantes irão tratar da exploração da camada de Pré-sal (reserva de petróleo descoberta no Brasil estimada em 90 bilhões de barris).
Meio AmbienteO lançamento do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente acontece às 9h, no Plenarinho, 3º andar da Assembléia Legislativa. O MoGDeMA, como é chamado, trata-se de uma articulação e um esforço para envolver toda a sociedade, reunindo cidadãos, sindicatos, movimentos sociais da cidade e do campo, ONGs, religiosos e professores preocupados com o meio ambiente.
O MoGDeMA visa ações conjuntas que fortaleçam as políticas públicas em defesa da natureza, promovendo o debate e a luta sócio-ambiental.
Reciclagem de lixoA comissão de funcionários responsável pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Assembléia Legislativa promove, no Espaço Novos Talentos, uma exposição para apresentar os resultados obtidos com a Campanha Separe!. A iniciativa do Legislativo, lançada em maio deste ano, teve como objetivo motivar os funcionários a selecionar seu lixo na origem. A mostra estende-se até o dia 9 de janeiro e poderá ser apreciada das 8h30 às 18h30.
Além da apresentação dos resultados da campanha e de fotografias, a exposição conta com uma instalação temática alertando sobre os danos ambientais e a importância de cada um ser responsável pelo lixo que produz. Antes do lançamento da campanha, o Legislativo gaúcho recolhia oito metros cúbicos por dia de lixo orgânico, ou seja, 40 metros cúbicos por semana, que eram depositados em oito containers e levados pelo Departamento Municipal de Lixo Urbano (DMLU).
Após a iniciativa, a AL reduziu para três metros cúbicos por dia, ou seja, 15 metros cúbicos por semana o recolhimento de lixo orgânico.
Quanto ao lixo reciclável, a AL juntava cerca de um metro cúbico por semana e, agora, arrecada cerca de 21 metros cúbicos de resíduos por semana, em quatro coletas semanais. O material vai para as usinas de triagens onde é separado e vendido para as empresas recicladoras.
(Por Daniela Bordinhão,
Agência de Notícias AL-RS, 14/12/2008)