O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, qualificou a China como um país exemplar na luta contra a mudança climática.
"O país tem lutado contra a mudança climática de maneira positiva e desenvolveu uma estratégia nacional para resolver a questão por iniciativa própria, se tornando, desta maneira, um exemplo para outros países", disse Ban durante a conversa com o vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) da China, Xie Zhenhua.
O chefe da ONU, que esteve em Poznan para participar da reunião ministerial sobre a mudança climática, afirmou que a China desempenha um papel positivo e construtivo nesta conversa.
Falando sobre o tema, Xie afirmou que a ONU exerceu a sua influência política com o objetivo de promover cooperações no âmbito global. A China lançou diversas propostas sobre a mitigação, adaptação e transferência de tecnologia, que são movimentos que demostram a voluntariedade do país para participar das cooperações internacionais contra a mudança climática, declarou Xie.
A China fez muitos esforços na área de economia de energia, melhoria da eficiência energética e a popularização do uso dos recursos renováveis em 2007, que foi suficiente para contrabalançar a emissão de 835 milhões de toneladas de dióxido de carbono naquele ano.
(Agência Xinhua, Terra, 12/12/2008)