O nordeste dos Estados Unidos viveu no sábado as piores tempestades de gelo da última década, que deixaram pelo menos um milhão de pessoas sem eletricidade. Os Estados de Massachusetts, New Hampshire e partes do Maine e Nova York declararam estado de emergência.
Autoridades dizem que os prejuízos são extensos e que levará dias até que toda a rede de eletricidade seja restaurada. Acredita-se que quatro pessoas tenham morrido em conseqüência das tempestades. O corpo de um supervisor de obras públicas foi encontrado em um reservatório da cidade de Malborough, em Massachusetts, no sábado, um dia depois que ele foi atender a um chamado sobre galhos de árvore derrubados pela tempestade.
Em Danville, New Hampshire, um homem morreu por envenenamento com dióxido de carbono causado pelo gerador usado para aquecer seu trailer. Um casal também morreu em Glenville, Nova York, quando um gerador encheu a casa deles de gás.
Queda de energia
Cerca de 1,4 milhões de casas e escritórios nos quatro Estados atingidos sofreram queda de energia na manhã de sexta-feira, depois que uma tempestade durante a noite cobriu cabos, postes e árvores de gelo. Na noite de sábado, cerca de um milhão de pessoas continuavam sem energia, incluindo 300 mil em New Hampshire, o local mais atingido.
O governador do Estado, John Lynch, alertou que deverá levar vários dias até que a situação se normalize. “Se você não tem eletricidade, assuma que ela não será restaurada hoje, e faça planos agora mesmo para passar a noite em algum lugar aquecido”, disse.
A principal companhia de serviços do Estado, a Public Service of New Hampshire, disse que os prejuízos são “extensos” e que é um desafio ter uma noção clara da situação por causa de bloqueios em estradas. “O que está a nossa frente é a aparente necessidade de reconstruir toda a infra-estrutura de algumas partes do sistema de entrega de energia”, disse o porta-voz da empresa à agência de notícias Associated Press.
Em Nova York, o governador David Paterson declarou estado de emergência em 16 distritos. Entre as estradas administradas pelo governo estadual, apenas cinco ainda não foram reabertas, mas galhos de árvores continuam a cair por causa do peso do gelo.
No Maine, onde mais de 170 mil pessoas ficaram sem eletricidade, o governo declarou um estado de emergência limitado, para permitir que equipes trabalhem mais horas para restaurar a energia. A previsão é de que as temperaturas continuem abaixo de zero. Em dezembro de 2007, uma severa tempestade de gelo matou pelo menos 22 pessoas no centro do país.
(BBC, 13/12/2008)