Em 2005, município ocupava a 61ª posição e atualmente está em sexto lugar O ranking da evolução do Produto Interno Bruto (PIB) dos 30 maiores municípios gaúchos tem como destaque a cidade de Osório. Em 2005, o município ocupava a 61ª posição e atualmente está em sexto lugar. Nesta ascensão ultrapassou Novo Hamburgo, que caiu para sétimo lugar. O crescimento, porém, não está exclusivamente vinculado às operações do terminal aquaviário da Petrobras e da Usina de Energia Eólica. 'O município, por apresentar maior diversidade econômica, fornece insumos e serviços aos condomínios de luxo em implantação no Litoral Norte', destaca o economista Alfredo Meneghetti Neto, da Fundação de Economia.
Não é apenas Osório que aparece em destaque. Gravataí passou a figurar entre os quatro maiores do Estado, perdendo para Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas. A evolução fez com que Triunfo caísse para o quinto lugar, perdendo a posição que ocupava desde 1995. Depois de ocupar o 13º lugar em 2006, Rio Grande aparece agora entre as dez maiores cidades do Estado, com PIB de 1,46 bilhão de dólares. 'A indústria naval representou um impacto excepcional na economia local e há uma tendência de continuidade desse crescimento', projeta ele.
Os municípios que mais apresentaram crescimento conseguiram se adaptar e agregar valores para enfrentar a turbulência internacional. Mesmo assim, Venâncio Aires saiu da lista das 30 maiores economias em função do fechamento de fábricas de calçados, possibilitando o reingresso de Ijuí entre os grandes, impulsionado pelo boom da soja.
Já os municípios de Eldorado do Sul, de Erechim e de Marau ganharam posições melhores no ranking, enquanto Uruguaiana, Sapucaia do Sul, Santa Maria, Farroupilha e Lajeado perderam.
Há tendência de manutenção do crescimento no eixo Porto Alegre–Caxias do Sul pelos próximos anos. Juntos, os dois municípios totalizam PIB de 17,1 bilhões de dólares. De um lado, a Capital cada vez mais se especializa em serviços. Caxias do Sul, por sua vez, alicerça a sua economia no pólo metal-mecânico. 'Assim como Caxias, outros municípios da Serra dedicados ao setor metal-mecânico sinalizam trajetórias ascendentes de participação na economia do Rio Grande do Sul.'
Cidades como Alegrete, Bagé, Bom Jesus, Dom Pedrito, Pareci Novo, Quaraí, Santa Vitória do Palmar, São Borja e Tupanciretã, ligados substancialmente ao setor agropecuário, apresentam tendência histórica de queda no ranking.
(
Correio do Povo, 14/12/2008)