Data festiva foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente e será festejada no Estado nesta terça-feira O Rio Grande do Sul vai comemorar, nesta terça-feira, o Dia Nacional do Bioma Pampa. Instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, a data visa atrair a atenção para esse modelo geográfico exclusivo. De acordo com a definição técnica, bioma é uma formação contínua, com características próprias, com vegetação, relevo e hidrografia, que conferem uma caracterização exclusiva daquele espaço. O Pampa é um bioma endêmico do RS, em termos de Brasil, e ocupa dois terços do Estado, abrangendo as regiões da Campanha e da Fronteira Gaúcha, parte das Regiões Missões, Central e da Planície Costeira do Estado.
Para detalhar o tema e atrair a atenção para a importância dessas áreas, a Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer organiza um seminário, com palestras e oficinas, direcionado ao debate sobre a vocação turística do Bioma Pampa. As primeiras tratativas estão sendo iniciadas nesta semana, com a previsão de que em 2009, entre os dias 15 e 16 de abril, o encontro seja realizado. Porto Alegre sediará o seminário, que terá a parceria do Ministério do Turismo e de vários órgãos, com interesse no desenvolvimento sustentável do Pampa. O secretário de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, Heitor Gularte, destaca que o Bioma Pampa, além de ser único no Brasil, é o cenário mais típico do RS. 'Acreditamos na sua vocação turística como fonte de renda e de proteção ambiental através dos programas de turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura'.
O biólogo Álvaro Machado, técnico da Setur/RS, ressalta a importância ambiental do Bioma Pampa. 'Todos precisam entender a importância de sua preservação, com a manutenção da paisagem natural, bem como da fauna associada a este bioma', diz. Dentro do Bioma Pampa há unidades de conservação como a Àrea de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, integradas pelos municípios de Alegrete, Uruguaiana e Santana do Livramento, coordenada pelo Instituto Chico Mendes, e o Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quaraí, com espécies endêmicas da região, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
(
Correio do Povo, 14/12/2008)