O Projeto Piloto de Recomposição de Mata Ciliar da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos busca novas adesões. Segunda-feira, ocorre, reunião, às 10h, na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha. Além de novas parcerias ao plano, deverá acontecer também uma exposição dos resultados obtidos até o momento com o projeto, que já conta com 20 participantes.
A iniciativa resulta do apoio do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), a Rede Ambiental do Rio dos Sinos do Ministério Público do Estado, Emater, Irga, prefeituras e sindicatos. A idéia é envolver de forma voluntária produtores rurais, moradores de áreas urbanas, empresas e administrações municipais na recuperação vegetal em áreas de margens em propriedades públicas ou privadas. O projeto ainda visa formar corredores ecológicos que fornecerão alimento e abrigo às espécies de animais aquáticos e terrestres, além da qualificação do solo e controle de erosões.
Para o encontro, são esperados proprietários de áreas de vários pontos do Rio dos Sinos, desde Caraá (onde fica a nascente) até Canoas (onde está a foz no Rio Jacuí).
(
Correio do Povo, 14/12/2008)