Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente será lançado hoje
movimentos sociais
ongs ambientalistas
movimento ambientalista gaúcho
2008-12-15
Nesta segunda-feira, 15 de dezembro, será lançado oficialmente o Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (MogDeMa).
Trata-se de uma articulação e um esforço para envolver toda a sociedade, reunindo cidadãos, sindicatos, movimentos sociais da cidade e do campo, ONGs, religiosos e professores preocupados com o meio ambiente.
O movimento já vem se reunindo há alguns meses com atividades periódicas, reuniões semanais e eventos públicos, com destaque para a Audiência Pública sobre a Redução de Faixa de Fronteira e os Seminários de Descentralização, que ocorrem freqüentemente em municípios do interior do Estado.
O objetivo é realizar ações conjuntas para fortalecer as políticas públicas em defesa da natureza, promovendo o debate e a luta sócio-ambiental.
Os integrantes deste movimento propõem uma reflexão crítica ao modelo de desenvolvimento predatório hegemônico, e a construção de bases sociais para um novo modelo com sustentabilidade ambiental. A ferramenta principal é a articulação política e a informação qualificada e descentralizada.
PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura
Local: Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado
Homenagem aos pioneiros na luta ambientalista no RS: Caio Lustosa, Augusto César Carneiro, Giselda Castro, Hilda Zimmermann, Irmão Cecchin, Flávio Lewgoy e Sebastião Pinheiro.
Leitura da Carta de Princípios e a abertura das inscrições para as falas institucionais, intervenção de cidadãos e autoridades presentes. Está confirmada a presença do ex-senador pelo estado do Acre, Sibá Machado.
11h - Palestras com convidados especiais
Local: Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado
Victor Bacchetta, jornalista e editor uruguaio, especialista em meio ambiente, ciência e desenvolvimento, que recentemente lançou o livro La Fraude de La Celulosa vai fazer uma abordagem crítica da conjuntura geopolítica do Cone Sul, referindo-se à cadeia produtiva da celulose.
Antônio Libório Philomena, professor, Doutor em Ecologia pela University of Geórgia e professor titular do Departamento de Ciências Morfo-biológicas da FURG na área de Ecologia, vai abordar o contexto ambiental mundial e brasileiro, com a palestra Contexto Ambiental no limite e o futuro da humanidade.
18h30min – Encerramento
Local: na sede do Semapi (Rua Lima e Silva, 280)
Aproveitando a estada do uruguaio Victor Bacchetta, a coordenação do MoGDeMA estará promovendo a palestra O Modelo Florestal da Celulose e seus Impactos sobre o Bioma Pampa.
Mais informações com oEcólogo Felipe Amaral do Instituto Biofilia
contato@institutobiofilia.org.br ou pelo telefone 51. 9988 1191.
(Texto recebido por e-mail, 14/12/2008)