O secretário municipal do Meio Ambiente, Miguel Wedy, entregou ao presidente do Grêmio Náutico União, Evaldo Rodrigues de Oliveira, na manhã desta sexta-feira, 12, a licença ambiental que autoriza a ampliação da sede localizada na Rua Coronel Bordini. A Licença de Instalação autoriza o início das obras, estabelecendo condições e restrições.
Entre as obrigações, o empreendedor deverá adotar o princípio da redução da geração, do reaproveitamento e da reciclagem dos resíduos sólidos, além de segregar, coletar e armazenar temporariamente, encaminhando os resíduos da obra de acordo com a classificação da Resolução Conama nº 307/02. Será necessário implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, de acordo com projeto aprovado pela Equipe de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), além de comprovar o tratamento, retorno ao fabricante ou destino final dos resíduos sólidos. A licença traz ainda especificações quanto ao manejo da arborização, emissão de ruído e poeira. O União passa a ser adotante da Praça Arlindo Pasqualini.
Projeto - O projeto prevê a construção de estacionamento para cerca de 300 carros, piscina de lazer adulto e infantil e piscina olímpica aquecida. As obras serão realizadas na sede Moinhos de Vento. A reunião com a comunidade para divulgação da obra foi realizada em janeiro. "Queremos agradecer ao secretário Wedy e à equipe da Smam pela agilidade no processo, pois nossa preocupação é realizar a obra brevemente, com previsão de durar sete meses", informou Oliveira.
Participaram do ato o vice-presidente do clube, Saulo Duarte, e o engenheiro responsável pelas obras, Marcelo Giraffa. A licença é válida pelo período de dois anos.
(Prefeitura de Porto Alegre, 12/12/2008)