Os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos (EAU) vão formalizar um pacto de cooperação nuclear antes de o presidente George W. Bush abandonar o cargo em 20 de janeiro, informou hoje o diário "The Wall Street Journal".
A administração Bush também está preparando acordos parecidos para compartilhar tecnologia e combustível nucleares com Arábia Saudita, Jordânia e Barein, segundo indicou ao jornal um "funcionário de alto escalão" americano.
"Estamos buscando compromissos com nações no Oriente Médio para que procurem seu combustível nuclear no mercado", em vez de enriquecê-lo por conta própria, assegurou a fonte.
Todos esses países árabes se beneficiarão da colaboração dos Estados Unidos no desenvolvimento da energia atômica com a condição de cumprirem o Tratado de Não-Proliferação Nuclear e as normas da Agência Internacional de Energia Atômica, acrescenta o diário.
Bush esperava assinar o pacto com os EAU no mês passado, quando recebeu o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o xeque Mohammed bin Zayed al-Nahyan, em sua residência de descanso de Camp David.
No entanto, os EAU decidiram adiar a assinatura devido a suas dúvidas sobre a atitude do próximo presidente americano, o democrata Barack Obama. O acordo terá de receber o sinal verde do Congresso dos EUA.
(Efe, G1, 11/12/2008)