A Bacia Hidrográfica do rio Gravataí possui uma fauna diversificada, na qual se destaca o grande número de capivaras, de ratões-do-banhado, de gaviões, de preás, de marrecas. Em recente vistoria aérea pelo rio Gravataí, foi verificada a existência de cervos galheiros na região. A presença da espécie, tida como extinta, surpreendeu a todos. A informação foi divulgada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Gravataí, durante reunião da Bacia Hidrográfica do rio Gravataí, realizada ontem, em Canoas.
Como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, o deputado Daniel Bordignon (PT) aproveita o ocorrido e destaca a importância de preservação da biodiversidade e por conseqüência da recuperação do rio Gravataí. "Nesse contexto ressalto o quão fundamental é a constituição do conselho da APA do Banhado Grande, como forma intensificar o diálogo com a sociedade, estimular iniciativas, colocar em prática a legislação ambiental, e preservar a gestão das riquezas naturais e culturais", declara o petista.
A APA do Banhado Grande
A área de preservação abrange os municípios de Viamão, Gravataí, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. Foi criada em 1998 com o objetivo de preservar o conjunto de banhados conhecidos como Banhado do Chico Lomã, Banhado dos Pachecos e Banhado Grande. Também visa compatibilizar o desenvolvimento sócio-econômico com a proteção dos ecossistemas naturais ali existentes.
(Por Marcela Santos,
Agência de Notícias AL-RS, 11/12/2008)