O documentário Testemunhas do Clima, realizado pelo WWF-Brasil, estréia nesta sexta-feira na TV Câmara, às 22h30, no programa Olhares. O filme conta a história de Marlene Rêgo Rocha, moradora do Igarapé do Costa, Pará, comunidade localizada na várzea amazônica que já tem sentido alterações climáticas causadas pelo aquecimento global. Marlene conta o que tem mudado no local, como tem feito para se adaptar às transformações da natureza e especialistas sobre o assunto explicam o porquê das mudanças e o que pode ser feito.
O lançamento coincide com o fim das negociações da 14ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Poznan, na Polônia.
Os eventos climáticos extremos, como secas e enchentes, devem se intensificar, como conseqüência do aquecimento global. Por isso, a Rede WWF criou o projeto Testemunhas do Clima, para registrar como as mudanças climáticas vêm modificando a vida de algumas populações ao redor do planeta e o que elas têm feito para se adaptar ao novo ritmo da natureza.
O Igarapé do Costa é a primeira comunidade a participar do projeto no Brasil, mas países de todos os continentes já participam do projeto, como Fiji, Coréia, Estados Unidos, Quênia e Holanda, por exemplo.
O documentário brasileiro foi produzido pela GW Comunicação, com o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e imagens cedidas pelo Greenpeace. A realização e a concepção são do WWF-Brasil.
Serviço
Programa Olhares - Testemunhas do Clima - sexta-feira (12/12), às 22h30, sábado (13/12), 6h (horário alternativo), e domingo (14/12), às 2h30 e 21h (horários alternativos).
TV Câmara - canal 27 UHF da televisão aberta em Brasília e 61 UHF em São Paulo. Também pode ser sintonizada pelas TVs a cabo e via Parabólica. Os canais variam de acordo com a região.
Mais informações
Mariana Ramos, assessora de comunicação do WWF-Brasil pelo telefone +55 61 3364-7404, pelo celular +55 61 8175-3788 ou pelo email marianaramos@wwf.org.br
(Texto recebido por e-mail, 11/12/2208)